terça-feira, 4 de junho de 2013

Ser melhor ou estar melhor?



“O melhor vence”
Esta é uma frase que sacramenta, que coloca uma tampa absoluta, nem deixa chance alguma de defesa.
Agora, isso para mim não passa de folclore, pois já estou pra lá dos 40 e várias vezes vi o melhor amargar muitas derrotas, não uma nem duas, mas muitas vezes.
Por exemplo hoje, não consigo me convencer de que o Itapeva é melhor que a nossa AAFIB, ainda contra todas as provas, ainda que tenhamos tomado nove gols e feito apenas um.
Vou tentar me entender melhor, às vezes o melhor não está melhor.
Aí sim concordo, o Itapeva estava melhor, para a situação, estava muito compacto, consciente das suas limitações, sabendo que estava jogando o jogo da vida contra um time melhor.
Estava coletivamente melhor, em todos os jogos que enfrentaram a AAFIB com as suas individualidades muito boas, porém eles realmente estavam melhor concentrados, por isso quem levou a melhor não foi quem é melhor, mas quem estava melhor.
E para ninguém questionar, vou me lembrar dos jogos que a AAFIB fez contra o Sertãozinho, que sinceramente é melhor do que nós, e ganhamos em Sertãozinho mesmo, e o jogo contra o Intelli Orlandia, que ainda sem Falcão é melhor que a AAFIB
Quer dizer, que essa frase, “O melhor vence”, não se encaixa no futebol.
Isso é a única explicação que posso encontrar ainda de cabeça quente, louco para terminar de escrever e que venha o próximo desafio, lá em Julho, assim tudo isto fica para trás, e trombamos a próxima subida.
Vou continuar acreditando que ainda temos muito a dar, porque é verdade, que podemos melhorar sempre desde que se tenha a boa vontade necessária e que vamos comemorar muito ainda neste ano, pois estamos em Junho e falta um semestre para chegar ao final.
O futebol não é só estratégia e planejamento, é apoio, nós continuaremos fazendo isso sempre apoiando os Guerreiros da AAFIB, e sinceramente amanhã vou ouvir bastante poluição nos ouvidos, de algumas pessoas, para todas elas vou perguntar em que foi que apoiaram a equipe até agora e vou aceitar só a justa crítica de quem tenha feito alguma coisa pelo time, quer dizer que a maioria vai ter que engolir a palavra, gostaria que um pouco mais a frente, consigamos comemorar, nós da Vitrine, que estamos sempre juntos seja no Duduzão ou fora de casa com o time, e a cidade inteira, o dia que Bauru também caminhe junto, seja acompanhando a equipe aqui pelo menos, seja contribuindo para melhorar a grade de patrocínio.
Se a gente leva em consideração o carinho que a cidade oferece a estes atletas, podemos considera-los verdadeiros heróis, pois eu não vejo muita atenção da parte do município para com eles.
Isso não quer dizer que a AAFIB perdeu por causa disso, mas o apoio faz parte de qualquer esporte, muito mais quando lá fora, não sei  porque se fala do Futsal Bauru.

Com certeza, vai chegar um momento que a cidade vai se conscientizar que ela mesma está representada por este time, pode ser que seja nesse momento que aconteça de fluir isso que falta, o apoio.
Eu quero não só que o time seja chamado de Futsal Bauru, mas que ele seja Futsal Bauru.
Nisso também o Itapeva estava melhor, bastou ver só da maneira que eles chegaram no Duduzão, nós estávamos lá já fazia duas horas.
Para encerrar, queria parabenizar ao Futsal  Itapeva, que hoje, foi melhor...

sábado, 1 de junho de 2013

E VOCÊ...VAI FICAR DE FORA?

Mas, ao final o que é um objetivo em comum?
Eu, nos meus minutos de filósofo, e como ainda tenho o costume de deixar alguns momentos para que o pensamento usufrua da democracia estava pensando nisso.
Eu tenho objetivos, creio que não existe ninguém que careça de querer um resultado, com certeza você também deve ter os seus.
Mais, e o tal de objetivo em comum, heimm!?
Será que existe mesmo um objetivo que irretocavelmente seja exatamente igual num grupo?
Eu, sinceramente, creio que não, creio que o que existe num coletivo são um monte de objetivos, tantos quantos membros possa ter esse grupo.
Ufa!! E o tal de objetivo em comum!?
Então, lembrando que se tem alguém limitado no que se  refere a esse tipo de temática, esse alguém sou eu!!( Isso foi um ataque da hipócrita humildade!)
Na verdade que depois de alguns anos de rodagem, e de trabalho com pessoas, creio que o objetivo em comum é esse conjunto de objetivos, que se tocam em algum ponto, que criam empatia, e fundamentalmente, os portadores deste objetivo aprendem a descobrir no outro aquilo que falta para alcançar o objetivo individual, e aí sim pode se dizer que o grupo funciona, quando eu tenho a certeza de que quem esta ao meu lado pode me ajudar a alcançar este objetivo, ponto de confluência meu com o do meu próximo.
Claro que os esportes coletivos são o modelo de objetivo comum, eu prefiro dizer resultado comum, ou degrau comum, ou desafio comum, pode ser qualquer uma destas coisas, sera comum quando cada um descobre que utilizando o talento do outro, sera mais fácil alcançar o que se busca, vencer;
Agora me lembrei do Dr. Bob, fundador do A.A em 1945, ele dizia "Que os laços que nos unem sejam maiores que aquilo que nos afastaria", com certeza isto é uma grande sabedoria, pois onde se encontram dois ou mais reunidos em nome de qualquer coisa, com certeza no meio disto haverá discórdia, disputa, e algum que outro assunto mal resolvido, porem quando esse conjunto busca  o mesmo resultado, nesse momento é o momento exato para que a nossa criança interior deixe lugar ao homem que cada um é.
Então eu vou tomar para alcançar o meu objetivo, o talento que eu não tenho, e que quem esta do meu lado com certeza tem, vou praticar humildade, não para aprender porque talvez não tenha tempo. mais para ajudar meu companheiro a desenvolver o melhor de si, pode ser que esse seja meu talento, ajudar o outro a brilhar, e com certeza a luz desse brilho vai também cair em mim, e assim por diante, o meu brilho vai ser aumentado pelo brilho do outro, até que cada um dos que estejam por perto também possam se favorecer disto.
Creio que assim, se torna mais tranquilo qualquer desafio que venha pela frente, todos para um lado e ninguém para o outro!!
A minha personalidade cheia de ego, tem que morrer de morte natural, ou melhor, de esquecimento, e os meus princípios tem que aflorar, pois aí é onde mora a grandeza, aí é onde eu descubro o melhor de mim, quando tenho a certeza de que vou precisar de quantas pessoas eu tenha ao meu redor, para alcançar meu objetivo, e quando chegue lá, me lembrar que nunca ninguém chegou a lugar algum sozinho!!
E agora me lembrei de outra frase do Dr. Bob, " Eu me abraço a vocês, e uno meu coração aos seus, para que juntos possamos fazer, aquilo que sozinho...não consigo"
POR ISSO É QUE ME SINTO PARTE DESTE GRUPO, PORQUE EU PRECISO DE TODOS E CADA UM DE VOCÊS!!!!
E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?
VAI AAFIB!!!