domingo, 10 de fevereiro de 2013

O futsal e os seus fundamentos



Apesar de se assemelhar em vários pontos com o futebol de campo, o futsal tem a maioria de suas regras diferentes desse outro esporte. Regras básicas, como nenhum jogador, exceto o goleiro, pode encostar a mão na bola, são mantidas. Já outras como a dimensão da quadra, suas marcações, número de jogadores, formas de punição são específicas para o futsal. O número de jogares no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores, sendo que um será o goleiro. O número de reservas máximo permitido é de sete jogadores, já o mínimo de jogares reservas é de cinco. Algumas das regras referentes a quadra são:
Tamanho: Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 15 à 22 metros de largura.  Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30 metros e o mínimo de largura é 17 metro. Já para partidas oficiais internacionais o mínimo é de 18 metros de largura e de 38 metros de comprimento.
Metas: os chamados “gols” são localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso de redes presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas ( para impedir que a bola passe por ela)
    Existem várias marcações numa quadra de futsal. Além das linhas que delimitam os limites do jogo, existem marcações específicas para cobrança de pênalti e ainda outras marcações. Algumas delas são:

Área Penal: É a área em que o goleiro pode defender com as mãos. É uma em cada extremidade da quadra, na frente dos gols.  É um semi-círculo de raio de 6 metros, tendo seus  limites na linha de fundo . É diferente da área da cobrança da penalidade máxima porque o ponto de penalidade máxima fica , também à 6 metros da linha de fundo, mas frontal ao gol, enquanto essa área é marcada por um semi-círculo.

Tiro Livre Sem Barreira: é uma penalidade, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro, da bola até a meta adversária. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros do ponto central da meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de fundo que marca até onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira. Existem o tiro livre direto e o indireto. A diferença entre os dois é fato de o direto poder ser batido diretamente ao gol e, mesmo sem desvios no caminho, ser considerado um gol legal. No caso do tiro indireto, não poderá ser considerado um gol legal se, na trajetória da bola,
houver um intervenção de algum jogador

Centro da Quadra: Uma linha deve passar pelo centro da quadra, sendo que deverá haver um pequeno círculo no meio da quadra de 10 centímetros (onde a bola é colocada para que se dê inicio ao jogo). Outro círculo também é marcado no centro da quadra, essa maior que o anterior, tendo 3 metros de diâmetro.

Área de Substituição: é uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos devem entra no jogo. Fica à 5 metros de comprimento da linha divisória do meio da quadra e é um retângulo de 5 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, sendo que 40 cm são dentro da quadra e 40 fora. São duas áreas de substituições: uma para cada time, estando na frente do banco de reservas do mesmo.
Tiro de Canto: A marcação de quadra para esse ocorrido (saída de bola sendo que ultimo toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra. É marcada por ¼ de circulo (90 graus), tendo um diâmetro de 25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra)

    Outras peculiaridades desse esporte são as formas com que são feitas algumas cobranças de faltas e arremessos laterias, por exemplo. Algumas regras básica sobre como realizar de forma correta essas cobranças são:

Arremesso Lateral: Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. É cobrado do exato local onde a boal tenha saído , com os pés. O jogador que for o cobrador do arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distancia que deve ser respeitada pelos adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só sera validado o gol se houver desvio de algum outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreto, há a reversão, ou seja, a equipe adversária é que ganha o arremesso lateral.

Arremesso de Canto: Acontece quando a bola sai totalmente pela linha de fundo, sendo que o último  tocar seja o time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido par aa cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em, direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que o arremesso for feito contra  própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos

 Penalidade Máxima: Um tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e tem o prazo de 4 segundos para ser cobrado.  

Duração da partida:
    A partida oficial de Futsal tem duração de 40 minutos, sendo que, o primeiro tempo tempo de 20 minutos, um máximo de 10 minutos para descanso ( intervalo) e mais 20 minutos no segundo tempo. O cronometro que marca o tempo de jogo para cada vez que a bola sair, o que torna o jogo mais dinâmico.
    As punições São um pouco mais parecidas com o futebol de campo, pelo menso no quesito de cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo ( para a advertência do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões amarelo.
    Ainda existem regras mais específicas segundo a lei oficial do esporte futsal e também regras que podem variar segundo o campeonato em questão.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Campeões Paulistas e Vices 1957-2011





2011
Campeão: A.D.C. Intelli Vice: Santos F.C./Unilus/Votorantin
2010
Campeão: A.D.C. Intelli Vice: São Caetano/Corinthians/Unip
2009
Campeão: São Caetano/Corinthians/Unip Vice: A.D.C. Intelli
2008
Campeão: São José Futsal Vice: A.D.C. Intelli
2007
Campeão: São José Futsal Vice: A.A. Itapeva
2006
Campeão: ECB/São Bernardo Vice: Santa Fé Futsal
2005
Campeão: ECB/São Bernardo Vice: A.D.C. Intelli
2004
Campeão: ECB/São Bernardo Vice: A.D.C. Intelli
2003
Campeão: A.D.C. Intelli Vice: Palmeiras/Osasco
2002
Campeão: E.C. Banespa Vice: São Paulo FC / Barueri
2001
Campeão: E.C. Banespa Vice: S.C. Corinthians Paulista
2000
Campeão: EC Banespa Vice: Chevrolet/GMC/SCS
1999
Campeão: São Paulo FC/EC Osasco Vice: GR Barueri de Barueri
1998
Campeão: São Paulo FC/EC OsascoVice: Chevrolet/GMC de SCS
1997
Campeão: A.D.C. General Motors – SCS Vice: SC Corinthians Paulista
1996
Campeão: E.C. Banespa Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1995
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: A.A. Banco do Brasil - S.P.
1994
Campeão: A.D. Wimpro de Guarulhos Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1993
Campeão: Bordon Poli Esporte Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1992
Campeão: A.R.C. Eternit de Osasco Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1991
Campeão: Bordon Poli Esporte Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1990
Campeão: Bordon Poli Esporte Vice: Esporte Clube Banespa
1989
Campeão: Grêmio Esportivo Água Branca Vice: A.D.C. Eletropaulo
1988
Campeão: G.R.E. Maneca Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1987
Campeão: Grêmio Esportivo Água Branca Vice: Telesp Clube
1986
Campeão: Transbrasil Esporte Clube Vice: G.E. Gercan e Corinthians Paulista
1985
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: Grêmio Água Branca F.C.
1984
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: A. Portuguesa de Desportos
1983
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: Clube Atlético Indiano
1982
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: Grêmio Água Branca
1981
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Grêmio Esportivo Gercan
1980
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1979
Campeão: A. Brasileira A. Hebraica – SP Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1978
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: A.A. Banco do Brasil - S.P.
1977
Campeão: Sepa Country Clube Vice: Esporte Clube Banespa
1976
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Esporte Clube Banespa
1975
Campeão: Esporte Clube Banespa Vice: Círculo Militar de São Paulo
1974
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Esporte Clube Banespa
1973
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1972
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1971
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1970
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Esporte Clube Banespa
1969
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Unidos Clube de Jundiaí
1968
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Unidos Clube de Jundiaí
1967
Campeão: S.R. de Esporte de Ribeirão Preto Vice: A.A. Matarazzo
1966
Campeão: Clube Atlético Ypiranga Vice: A.A. Matarazzo
1965
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Tênis Clube Campinas
1964
Campeão: Clube Atlético Ypiranga Vice: A.E. São José de S.J. dos Campos
1963
Campeão: A.E. São José de S.J. dos Campos Vice: A.B.A.S.C. de São Carlos
1962
Campeão: A.E. Botucatuense de Botucatu Vice: Taubaté Country Clube de Taubaté
1961
Campeão: A.E. São José de S.J. dos Campos Vice: A.B.A.S.C. de São Carlos
1960
Campeão: Tênis Clube de Campinas Vice: Taubaté Country Clube de Taubaté
1959
Campeão: Clube Universitário de São Paulo Vice: A.E. São José de S.J. dos Campos
1958
Campeão: A.E. São José de S.J. dos Campos Vice: AA Ponte preta de Campinas
1957
Campeão: Clube Universitário de São Paulo Vice: Taubaté Country Clube de Taubaté