domingo, 10 de fevereiro de 2013

O futsal e os seus fundamentos



Apesar de se assemelhar em vários pontos com o futebol de campo, o futsal tem a maioria de suas regras diferentes desse outro esporte. Regras básicas, como nenhum jogador, exceto o goleiro, pode encostar a mão na bola, são mantidas. Já outras como a dimensão da quadra, suas marcações, número de jogadores, formas de punição são específicas para o futsal. O número de jogares no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores, sendo que um será o goleiro. O número de reservas máximo permitido é de sete jogadores, já o mínimo de jogares reservas é de cinco. Algumas das regras referentes a quadra são:
Tamanho: Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 15 à 22 metros de largura.  Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30 metros e o mínimo de largura é 17 metro. Já para partidas oficiais internacionais o mínimo é de 18 metros de largura e de 38 metros de comprimento.
Metas: os chamados “gols” são localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso de redes presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas ( para impedir que a bola passe por ela)
    Existem várias marcações numa quadra de futsal. Além das linhas que delimitam os limites do jogo, existem marcações específicas para cobrança de pênalti e ainda outras marcações. Algumas delas são:

Área Penal: É a área em que o goleiro pode defender com as mãos. É uma em cada extremidade da quadra, na frente dos gols.  É um semi-círculo de raio de 6 metros, tendo seus  limites na linha de fundo . É diferente da área da cobrança da penalidade máxima porque o ponto de penalidade máxima fica , também à 6 metros da linha de fundo, mas frontal ao gol, enquanto essa área é marcada por um semi-círculo.

Tiro Livre Sem Barreira: é uma penalidade, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro, da bola até a meta adversária. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros do ponto central da meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de fundo que marca até onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira. Existem o tiro livre direto e o indireto. A diferença entre os dois é fato de o direto poder ser batido diretamente ao gol e, mesmo sem desvios no caminho, ser considerado um gol legal. No caso do tiro indireto, não poderá ser considerado um gol legal se, na trajetória da bola,
houver um intervenção de algum jogador

Centro da Quadra: Uma linha deve passar pelo centro da quadra, sendo que deverá haver um pequeno círculo no meio da quadra de 10 centímetros (onde a bola é colocada para que se dê inicio ao jogo). Outro círculo também é marcado no centro da quadra, essa maior que o anterior, tendo 3 metros de diâmetro.

Área de Substituição: é uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos devem entra no jogo. Fica à 5 metros de comprimento da linha divisória do meio da quadra e é um retângulo de 5 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, sendo que 40 cm são dentro da quadra e 40 fora. São duas áreas de substituições: uma para cada time, estando na frente do banco de reservas do mesmo.
Tiro de Canto: A marcação de quadra para esse ocorrido (saída de bola sendo que ultimo toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra. É marcada por ¼ de circulo (90 graus), tendo um diâmetro de 25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra)

    Outras peculiaridades desse esporte são as formas com que são feitas algumas cobranças de faltas e arremessos laterias, por exemplo. Algumas regras básica sobre como realizar de forma correta essas cobranças são:

Arremesso Lateral: Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. É cobrado do exato local onde a boal tenha saído , com os pés. O jogador que for o cobrador do arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distancia que deve ser respeitada pelos adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só sera validado o gol se houver desvio de algum outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreto, há a reversão, ou seja, a equipe adversária é que ganha o arremesso lateral.

Arremesso de Canto: Acontece quando a bola sai totalmente pela linha de fundo, sendo que o último  tocar seja o time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido par aa cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em, direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que o arremesso for feito contra  própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos

 Penalidade Máxima: Um tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e tem o prazo de 4 segundos para ser cobrado.  

Duração da partida:
    A partida oficial de Futsal tem duração de 40 minutos, sendo que, o primeiro tempo tempo de 20 minutos, um máximo de 10 minutos para descanso ( intervalo) e mais 20 minutos no segundo tempo. O cronometro que marca o tempo de jogo para cada vez que a bola sair, o que torna o jogo mais dinâmico.
    As punições São um pouco mais parecidas com o futebol de campo, pelo menso no quesito de cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo ( para a advertência do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões amarelo.
    Ainda existem regras mais específicas segundo a lei oficial do esporte futsal e também regras que podem variar segundo o campeonato em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário