terça-feira, 4 de junho de 2013

Ser melhor ou estar melhor?



“O melhor vence”
Esta é uma frase que sacramenta, que coloca uma tampa absoluta, nem deixa chance alguma de defesa.
Agora, isso para mim não passa de folclore, pois já estou pra lá dos 40 e várias vezes vi o melhor amargar muitas derrotas, não uma nem duas, mas muitas vezes.
Por exemplo hoje, não consigo me convencer de que o Itapeva é melhor que a nossa AAFIB, ainda contra todas as provas, ainda que tenhamos tomado nove gols e feito apenas um.
Vou tentar me entender melhor, às vezes o melhor não está melhor.
Aí sim concordo, o Itapeva estava melhor, para a situação, estava muito compacto, consciente das suas limitações, sabendo que estava jogando o jogo da vida contra um time melhor.
Estava coletivamente melhor, em todos os jogos que enfrentaram a AAFIB com as suas individualidades muito boas, porém eles realmente estavam melhor concentrados, por isso quem levou a melhor não foi quem é melhor, mas quem estava melhor.
E para ninguém questionar, vou me lembrar dos jogos que a AAFIB fez contra o Sertãozinho, que sinceramente é melhor do que nós, e ganhamos em Sertãozinho mesmo, e o jogo contra o Intelli Orlandia, que ainda sem Falcão é melhor que a AAFIB
Quer dizer, que essa frase, “O melhor vence”, não se encaixa no futebol.
Isso é a única explicação que posso encontrar ainda de cabeça quente, louco para terminar de escrever e que venha o próximo desafio, lá em Julho, assim tudo isto fica para trás, e trombamos a próxima subida.
Vou continuar acreditando que ainda temos muito a dar, porque é verdade, que podemos melhorar sempre desde que se tenha a boa vontade necessária e que vamos comemorar muito ainda neste ano, pois estamos em Junho e falta um semestre para chegar ao final.
O futebol não é só estratégia e planejamento, é apoio, nós continuaremos fazendo isso sempre apoiando os Guerreiros da AAFIB, e sinceramente amanhã vou ouvir bastante poluição nos ouvidos, de algumas pessoas, para todas elas vou perguntar em que foi que apoiaram a equipe até agora e vou aceitar só a justa crítica de quem tenha feito alguma coisa pelo time, quer dizer que a maioria vai ter que engolir a palavra, gostaria que um pouco mais a frente, consigamos comemorar, nós da Vitrine, que estamos sempre juntos seja no Duduzão ou fora de casa com o time, e a cidade inteira, o dia que Bauru também caminhe junto, seja acompanhando a equipe aqui pelo menos, seja contribuindo para melhorar a grade de patrocínio.
Se a gente leva em consideração o carinho que a cidade oferece a estes atletas, podemos considera-los verdadeiros heróis, pois eu não vejo muita atenção da parte do município para com eles.
Isso não quer dizer que a AAFIB perdeu por causa disso, mas o apoio faz parte de qualquer esporte, muito mais quando lá fora, não sei  porque se fala do Futsal Bauru.

Com certeza, vai chegar um momento que a cidade vai se conscientizar que ela mesma está representada por este time, pode ser que seja nesse momento que aconteça de fluir isso que falta, o apoio.
Eu quero não só que o time seja chamado de Futsal Bauru, mas que ele seja Futsal Bauru.
Nisso também o Itapeva estava melhor, bastou ver só da maneira que eles chegaram no Duduzão, nós estávamos lá já fazia duas horas.
Para encerrar, queria parabenizar ao Futsal  Itapeva, que hoje, foi melhor...

sábado, 1 de junho de 2013

E VOCÊ...VAI FICAR DE FORA?

Mas, ao final o que é um objetivo em comum?
Eu, nos meus minutos de filósofo, e como ainda tenho o costume de deixar alguns momentos para que o pensamento usufrua da democracia estava pensando nisso.
Eu tenho objetivos, creio que não existe ninguém que careça de querer um resultado, com certeza você também deve ter os seus.
Mais, e o tal de objetivo em comum, heimm!?
Será que existe mesmo um objetivo que irretocavelmente seja exatamente igual num grupo?
Eu, sinceramente, creio que não, creio que o que existe num coletivo são um monte de objetivos, tantos quantos membros possa ter esse grupo.
Ufa!! E o tal de objetivo em comum!?
Então, lembrando que se tem alguém limitado no que se  refere a esse tipo de temática, esse alguém sou eu!!( Isso foi um ataque da hipócrita humildade!)
Na verdade que depois de alguns anos de rodagem, e de trabalho com pessoas, creio que o objetivo em comum é esse conjunto de objetivos, que se tocam em algum ponto, que criam empatia, e fundamentalmente, os portadores deste objetivo aprendem a descobrir no outro aquilo que falta para alcançar o objetivo individual, e aí sim pode se dizer que o grupo funciona, quando eu tenho a certeza de que quem esta ao meu lado pode me ajudar a alcançar este objetivo, ponto de confluência meu com o do meu próximo.
Claro que os esportes coletivos são o modelo de objetivo comum, eu prefiro dizer resultado comum, ou degrau comum, ou desafio comum, pode ser qualquer uma destas coisas, sera comum quando cada um descobre que utilizando o talento do outro, sera mais fácil alcançar o que se busca, vencer;
Agora me lembrei do Dr. Bob, fundador do A.A em 1945, ele dizia "Que os laços que nos unem sejam maiores que aquilo que nos afastaria", com certeza isto é uma grande sabedoria, pois onde se encontram dois ou mais reunidos em nome de qualquer coisa, com certeza no meio disto haverá discórdia, disputa, e algum que outro assunto mal resolvido, porem quando esse conjunto busca  o mesmo resultado, nesse momento é o momento exato para que a nossa criança interior deixe lugar ao homem que cada um é.
Então eu vou tomar para alcançar o meu objetivo, o talento que eu não tenho, e que quem esta do meu lado com certeza tem, vou praticar humildade, não para aprender porque talvez não tenha tempo. mais para ajudar meu companheiro a desenvolver o melhor de si, pode ser que esse seja meu talento, ajudar o outro a brilhar, e com certeza a luz desse brilho vai também cair em mim, e assim por diante, o meu brilho vai ser aumentado pelo brilho do outro, até que cada um dos que estejam por perto também possam se favorecer disto.
Creio que assim, se torna mais tranquilo qualquer desafio que venha pela frente, todos para um lado e ninguém para o outro!!
A minha personalidade cheia de ego, tem que morrer de morte natural, ou melhor, de esquecimento, e os meus princípios tem que aflorar, pois aí é onde mora a grandeza, aí é onde eu descubro o melhor de mim, quando tenho a certeza de que vou precisar de quantas pessoas eu tenha ao meu redor, para alcançar meu objetivo, e quando chegue lá, me lembrar que nunca ninguém chegou a lugar algum sozinho!!
E agora me lembrei de outra frase do Dr. Bob, " Eu me abraço a vocês, e uno meu coração aos seus, para que juntos possamos fazer, aquilo que sozinho...não consigo"
POR ISSO É QUE ME SINTO PARTE DESTE GRUPO, PORQUE EU PRECISO DE TODOS E CADA UM DE VOCÊS!!!!
E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?
VAI AAFIB!!!

terça-feira, 28 de maio de 2013

DE NOVO LÁ!

 Amanha começam as oitavas de final para a AAFIB, contra o Itapeva no caldeirão deles, o primeiro jogo foi um mosaico de gols que o time da casa poderia ter levado, só não foi assim porque o esporte não quer saber de logica.
Pensando no jogo, o que mais me preocupa não é o time em si, sem desmerecer o adversário, o que é mais preocupante é aquilo que as vezes falta em Bauru, o público joga junto do time deles, serio, eu pelo menos não escutei (e olha que o barulho estava perto da orelha!!) nenhuma palavra de crítica no jogo inteiro por parte da torcida do Itapeva, contra o time, foi só apoio, e gritaria, muita gritaria cada vez que os nossos Guerreiros tocavam na bola.
Mais eu queria falar mesmo e da AAFIB, se os meninos jogam 50% do que jogaram contra o Intelli, com certeza que saimos de lá com uma vitoria.
Se a metade das bolas que não quiseram entrar no jogo e da primeira fase ganhamos com folga.
Agora, com certeza sempre podemos melhorar, e a humildade e o sinal dos vencedores, ainda que tenhamos um time mais estruturado técnicamente, temos que lembrar que o futebol é o habitat natural da zebra!
Então AAFIB, estaremos juntos de novo na batalha de paz, pois a pesar de que temos que aproveitar a oportunidade da "vingança" da derrota sofrida a duas semanas atrás, e bom saber que a lida é no futebol, e só isso, se tiver violência, então que seja de novo do lado de lá!
Algo muito bom e saber que o Cleitinho que levou cartão por ter apanhado, vai pro jogo!
Vamos que vamos garotos!!!Vai AAFIB!!!


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Esse é o espírito!!

 
Este é o espírito.
Algo que não se tem como explicar, algo que se manifesta na hora incerta e faz com que coisas inexplicáveis aconteçam.
Posso até dizer que a AAFIB hoje jogou o melhor jogo do ano, do ponto de vista tático e técnico, posso dizer que a marcação foi perfeita, que não se viu sequer uma saída de bola errada.
Que o Luccas pegou varias bolas incríveis, que o Will foi exato, posso falar que o Murilo chamou o jogo pra si, e que o Wellington se multiplicou.
Que o Renan parecia que tinha mais de dois pulmões, que o Leonardo de Souza brilhou, posso falar que o Leo Costa deu aula de novo, posso dizer que o Leonardo Mendes marca com a alma, que ver o Rogerio é empolgante tamanha entrega do atleta., e que o Cleiton foi fundamental.
E o pessoal que não entrou, sem palavras como sempre.
Categoricamente, se não fosse o goleiro do Intelli, Leo Oliveira que pegou até sombra, a AAFIB ganhava tranquilo, isso é fato.
Mas, quem viu o semblante dos Guerreiros no jogo anterior, quem os acompanhou, quem teve a oportunidade de conversar com eles, sabe, qualquer análise esbarra em um grande detalhe, para se falar da recuperação do time.
Esse detalhe se chama, união!
Eu presenciei este Gladiadores um olhando no olho do outro, na página infeliz da segunda-feira, eu pressenti que algo de estranho e bom ia acontecer hoje, ainda que o meu pressentimento ficou pequeno, pois os Meninos da AAFIB deram aula de galhardia hoje, de vergonha na cara, de garra e dedicação.
Hoje foi especial, não só pelo fato de que o adversário era a poderosa Intelli, mais que nada porque o que se viu hoje foi uma entrega excepcional, uma dignidade de emocionar, e falo isto porque me emocionei de impotência de não encontrar a palavra justa, o que dizer na derrota injusta, e hoje também fiquei mudo, desta vez, só contemplando a garotada da base pedindo autógrafos para os ídolos, pelo empate!!! As crianças não se enganam!!!
Até eu mesmo tive vontade de pegar um, a maturidade às vezes te tira boas coisas, como a espontaneidade por exemplo. 
Eu sempre peço uma camiseta dos Guerreiros brincando, daqui pra frente vai ser sério, eu quero uma camiseta de jogo, se não mando corneta aqui!!!rsrs
Ainda que tenhamos deixado escapar algum jogo besta, por qualquer acaso, sinceramente me senti orgulhoso dentro de mim, imagina hoje então!!
Este é o espírito, a ideia e essa AAFIB
Segura firme um no outro, e solta o grito de guerra, que vem a segunda fase.
VAI AAFIB!!!!


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Desafio é superação

A gente encara quase todos os dias algum desafio, às vezes parece que esse desfio é tão complicado que dificilmente conseguiremos ultrapassá-lo.
Eu mesmo já tenho nas costas uma porção de batalhas, a maioria delas se não fosse pela profundidade da reflexão poderia dizer que foram perdidas.
Exteriormente ou analizando as esquinas obscuras de uma maneira superficial, me desanimo de contar quantas vezes fui a lona, porém, o certo que um pouco mais a frente descobri que se não fosse pelas cicatrizes, eu pouco ou nada teria aprendido, com isto de maneira alguma quero mascarar a dor da perda, ou acreditar que tenho que perder para aprender, mais, o fato que a única maneira de aguentar as derrotas é saber o que tirar delas, nem que seja aquilo que eu não devo fazer, ou em que posso melhorar para não passar mais por essa dor, ainda que eu sei que estou sujeito as derrotas e que elas fazem parte do jogo, da vida.
Ainda que teime em pensar que eu sou individual, e sou mesmo, também tenho que me lembrar que qualquer jogo ou qualquer tipo de vida que tenha escolhido, mais ou menos sempre dependo de alguem, então também aprendi que nem adianta buscar fantasmas, a melhor maneira de tirar proveito da derrota e me focalizar em mim mesmo, descobrir o defeito e corrigi-lo, pois que errou hoje e sem querer não me ajudou a alcançar o objetivo, amanha pode me dar de presente a vitoria, a vida e o jogo, são coletivos.
Então, fazendo um apanhado de algumas experiências, posso ter a certeza de que por trás de cada degrau que tenho que subir, esta escondida...a auto superação.
È esse o desafio, a superação e como disso todos nós sabemos, então ta aí, a oportunidade de suprender e se superar, pois disso entendemos muito bem.
A superação muitas vezes não me da a vitoria imediata, acreditar nisso e irrealidade, a superação faz com que cada vez que perca eu encontre algo que possa ser melhorado, e quando ganhe também, pois isso vai vir com toda certeza daqui a pouco.
Então Guerreiros, esta é a nossa chance de vencer o maior adversário, é aquele que nesta hora pode ser que aponte com o dedo e me queira convencer de culpas, me fazendo perder a oportunidade de que, ainda com dor eu me fortaleça mais, me prepare mais, e saia da perda melhor do que estava antes dela.
Quem é esse adversário?
È só olhar no espelho, ele esta lá sempre me querendo convencer de que na vitoria eu sou imbatível, e na derrota que não vou conseguir nunca!!
Sou eu mesmo, que alimento essas duas mentiras muitas vezes, porque no jogo e na vida, nunca ninguém esteve sempre no topo, nem no porão.
O desafio, é quando se perde o foco, quando se derrapa do topo, sacudir a poeira e continuar em frente, e quando se alcance a vitoria nunca parar, só se for para ser melhor, cada vez mais, lembrando que a matéria prima de conquista também esta dentro da gente, ela mora ao lado do cara do espelho, só que ninguem vai errar de apartamento!!
Valeu Guerreiros!!!!??
Vai AAFIB!!!!!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sei lá...



Ontem, não deu.
Os meninos jogaram bem, encurralaram o Itapeva, que apelou para o violência já no primeiro tempo e para tentar intimidar a equipe desde o inicio do jogo.
Foram varias chances de gol, parecia que a bola não queria entrar!!
Foi bola na trave, bola passando por cima da linha do gol, sei lá, não era o dia dos guerreiros.
O gol do Itapeva foi encontrado depois de um bate e rebate perto da area da AAFIB, um desses lances que dão uma baita impotência, meio que de sola, a bola caprichosa decidiu entrar.
Daí pra frente a rapaziada da AAFIB sufocou o adversário, e a redonda não colaborava!!!
Já com goleiro linha, Jhon Lennos, num contragolpe veio o segundo, o Murilo deixou o dele, os três velhinhos meio encachaçados não deixavam de gritar qualquer besteira sem nexo na lateral, p...q...p!
Com isto não quero dizer que só tinha um time na quadra, tinha um time que se defendia como podia e outro, da AAFIB, que lutou os 40 minutos de jogo para vencer.
Já no comecinho do jogo o Leo Costa deu trabalho para o goleiro duas ou três vezes, bom goleiro, o culpado junto com a trave e o azar de que a bola no entrasse.
O Itapeva que se limitava principalmente a catimba e a intimidação, parecia que estava com medo de perder, só se defendia, bastante bem.
Os Juizes, sei lá, amarelaram o Murilo, ainda não sei porque, e por varias vezes reverteram as cobranças, e outras deixavam passar, ruins.
Foi como falei um pouco mais acima, não deu, não sei porque.
O jogo foi assim, dava vontade de entrar na quadra e chutar a bola para dentro do gol defendido por algum espirito anti AAFIB
E assim foi o jogo, a bronca ficou por conta dos gols, mais ou menos cinco, que não entraram.
No final, bola pra frente, levantar a cabeça, Araçariguama vem aí, a segunda fase também, mata-mata, não da para parar muito revisando lances ou se perguntando porque não trouxemos a vitoria para Bauru, sei lá.
Bora AAFIB!!!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Olé!!!!
















Os garotos arrebentaram hoje!!!
Os que acompanhamos o jogo dos Guerreiros da AAFIB vimos uma equipe que além de aguerrida, mostrou um exuberância que encheu os olhos, foram quatro, poderiam ter sido mais.
Os meninos deram um chocolate para o São Paulo-Suzano-Penalty.
Teve até olé, no Duduzão!!
Todos deixaram como sempre a alma na quadra desde o nosso Luccas, goleiraço, passando pelo cacique Wellington, o Rogerio "Peru" que estava louco para jogar depois de um lesão que o deixou por um tempo de molho, sempre com a sua personalidade caraterística, o Leonardo Mendes inteligente de mais, o Clayton velocíssimo, Renán igualmente veloz, Will nosso grande pivô, o goleador Murilo, Leonardo Souza versátil, até quem hoje não entrou, mais fez a sua parte desde a lateral da quadra, Lucas Melo, Douglas "Gordo", Henrique "Alemão", Luan Oliveira, e o John Lenos, que machucado empurra da arquibancada,o Julio Porfirio preparador físico, que coloca a rapaziada para voar na quadra, agora, o jogo teve um nome... Leo Costa.
O Leo acabou com o jogo, quatro vezes, teve até gol de letra, show!!
Hoje foi assim, não dava vontade de que o jogo acabasse
È  empolgante ver a AAFIB assim, se entregando sem esquecer a técnica, com a garra de sempre, e a lealdade costumeira.
Daqui, de Bauru, do interior de São Paulo.Viu?
Com pouco recurso, com quase nada de apoio, se superando sempre, e atropelando as limitações!!!
Aqui é a AAFIB companheiro!!!!
Estava pensando aqui, esses profissionais são realmente apaixonados pelo Futsal, basta vê-los em ação para perceber isso, e para quem acompanha a garotada, nós sabemos disso, só pode ser paixão mesmo.
Então meninos, parabéns!!
Vocês dão orgulho, ate para este gringo que meio que de paraquedas apareceu por estas bandas.
Estava me lembrando agora do Elton Carvalho, que dirige este time de feras, que lapida este atletas, me lembrava do dia que ele me convidou a companhar a equipe, mal sabia eu quantos registros perderia por causa da vibração de gritar gol, de soltar uma puteada
Obrigado Elton, por me brindar a oportunidade de me fazer torcedor, deste time de raçudos da AAFIB!!!
VAI AAFIB!!!!


quarta-feira, 1 de maio de 2013

FORÇA GUERREIROS!!!







Ate o mais preparado dos homens erra, isso todos nós sabemos.
Mas, quando esse homem pode ser eu, ou ate você a coisa muda.Nê?
Se isso acontece, a nossa primeira atitude pode ser buscar algum fantasma, algum culpado, a falta de algo que com certeza não foi colocado em pratica, ou ate de algo que não deveria ter acontecido.
Creio que isto não e ganho, mesmo na perda.
Creio na persistencia por um momento a mais, pois isso se chama heroísmo, e esse heroísmo é o que faz que possamos aprender com alguma que outra derrota.
O aprendizado não e algo passivo, é uma atitude perante uma situação que pode ser adversa.
E se conseguimos esquecer de erros alheios, e encontrar os nossos com certeza, aprendemos encontrando a antítese do erro em cada postura.
Isso pode ser o primeiro passo para a redenção.
Contrariar o instinto derrotista de crer que perdemos por causa de outro, e ter a consciencia que a derrota é a mãe da conquista, pois dela extraímos a rebeldia, a força para se entregar com mais dedicação a alcançar os objetivos.
É bom lembrar neste momento que a vitoria, e o ponto de coincidencia de pessoas capazes de reverter erros, em virtudes.
E que continuar em frente cada vez com mais garra, é a alternativa dos fortes!!
Força!!!!!

terça-feira, 30 de abril de 2013

Ressaca

Recém cheguei em casa, meio de ressaca ainda que faz já um bom tempo que larguei a cachaça.
Falo de ressaca porque me lembro do descômodo que me sentia naqueles tempos de copo.
Sabe? Tava remoendo aqui comigo, quando a gente ganha eu faço maior estardalhaço.
E agora?
Bom vamos apelar para a filosofia, e vamos virar a página, eu já ouvi muitas vezes essa frase e ate hoje não achei o maldito livro para virar a tal pagina!!!
Então o melhor a fazer e olhar para o que esta por vir, analisar se isso vale a pena o que vai ficando para atrás, e prontamente se focar no próximo desafio.
A autoconfiança e só minha!! Valeu?? Não vai ser pela Copa do Mundo, ou por um campeonatinho de merda que vou perde-la.Ta certo!!??
Assim é que se faz o calo irmão!!
E quem fala perdeu mais do que ganhou, quer dizer AAFIB, vamos para outra, não vamos ficar aqui se cobrando aquilo que deixamos de fazer, apenas tomar as faltas como aprendizado, e isso não é filosofia, é estrategia, sacudir a poeira e continuar em frente.
Em qualquer nível de competição, alguem ganha e alguem perde, as vezes quem ganha, ganha por causa de uma mão, de um descuido, e ate ganha porque o outro ta um pouco desligado ou sei lá porque é que ganha, as vezes eu ganhei por causa disso, e daí, ganharam, ganhamos, a historia continua, o que não se pode fazer e deixar cair a moral, se desanimar, ou perder o foco, se culpar de mais, se cobrar de mais, se fazemos isso tamo na roça!!
Na esquina esta o Suzano, esperando pela gente. to falando com você, que não gosta de perder, e se você se afoga numa derrota, não vai ficar oxigênio para ir pra cima daqui a pouco.
A rebeldia é o maior amigo de cada um agora, se morder o lábio, não falar nada, olhar fixo pra frente e na hora certa dar o bote.
Agora AAFIB,  vai descansar, amanha tem treino, e começa tudo de novo!!!!
Ahhh!! Lembrando que eu sei, ninguém aqui gosta de perder e da a vida para ganhar ate no jogo da velha, nem falar Copa do Mundo!!!
                                                                                                   Carmelo J. Serra



GOLEIROS DA AAFIB

Louco, sem noção, o último a ser escolhido.
Estas são algumas injustiças que ouvimos, os que por alguma razão escolhemos a posição de goleiro.
Bage, Franklin, Thiago e vários outros são testemunhas de que o goleiro é muitas vezes a diferença entre a conquista, onde quase sempre o goleiro é pouco lembrado, com a derrota onde parece muitas vezes que este jogador será o eterno culpado, na modalidade de futebol de campo, Barbosa não me deixa mentir.
O goleiro e a última defesa que deve ser transposta para vencer, e é o reponsavel direto de muitas das nossas comemorações no esporte, o goleiro é o cara!!
Claro!! Ele sozinho não ganha jogo, mais, pode perder!!
Este personagem solitário, foco das nossas críticas quando numa partida perfeita ele comete um erro, com certeza ocupa o cargo de maior responsabilidade do time e merece todo nosso carinho, e um pouco mais sempre da nossa compreensão, pois a pesar de fazer coisas humanamente impossíveis as vezes, ele também é um ser humano.
Conversamos com os goleiros da AAFIB, e eles nos contaram alguns detalhes do porque de escolher esta profissão de risco.
                                                                                                 Carmelo J. Serra

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sob um outro prisma





Ao final, o que é um time de futebol?
Claro, com certeza é um grupo de atletas que buscam a excelência na sua modalidade, e com mais certeza ainda eles buscam a supremacia.
Porém, hoje no treino da AAFIB, me permití olhar para isso desde um angulo diferente, e sob o prisma apenas humanístico.
Então, um time de futebol é um conjunto de pessoas todas diferentes com valores e ideais que podem ate ser concordantes, mais também são individuais.
Isso diz que muitas vezes nós, que somos parte desse time de futebol, ´podemos estar em desacordo com isto ou aquilo, e também pode ser que não concordemos com uma ou outra posição ou decisão que possa ser tomada, então independente do nosso pensamento e verdades intimas, e desde que saibamos reconhecer e ter na nossa mente que sempre se queremos chegar ao topo devemos arriscar, e aprender a olhar por cima da cerca que muitas vezes é irreal, quer dizer que esse time de futebol é muito mais do que apenas um conjunto de atletas e valores, é também uma escola, onde se aprende a olhar para o negativo e positivo, estes dois presentes em qualquer lugar onde se tenha dois seres humanos juntos.
È aí que esta o aprendizado, hoje poderia ter olhado para um time de futebol que vem de derrota em casa (ufa!), mais vendo  a descontração dos guerreiros da AAFIB,  o carinho do Elton com esses meninos, o Nivaldo correndo feito garoto no rachão, o Lima que não queria perder as Mandiocas la no terreno, o sorriso do Neto, tudo isso no meio a necessária e costumeira seriedade da equipe se preparando para ir pra cima hoje a noite, preferi então ficar com esse grupo de seres humanos que fazem acontecer a AAFIB, em vez de centrar me nesse mesmo grupo de profissionais que todos os dias lutam para superar se, e os dois prismas são magnificos!!
                                                                                                   Carmelo J. Serra

quarta-feira, 24 de abril de 2013

VALEU GUERREIROS!!

As vezes a profissão e cruel, por exemplo numa noite como a de hoje, vou explicar.
A AAFIB perdeu, mais.Perdeu contra quem? E como perdeu?
Bom perdeu contra o Corinthians, contra Lukaian, contra uma potencia, quer dizer, os garotos da AAFIB não tem como ser herois todos os dias, e o que e melhor, ainda perdendo são herois!!
Perdemos se entregando, dando o melhor de se, em cada lance, suando a camiseta, perdeu contra uma equipe onde sobra elenco, estruturalmente superior, que chegou com um time juvenil, so que no meio desse time, e antes que alguem tire uma onda, estava o Lukaian, e tambem o Pedro, suplente do lendario Franklin, goleiro da seleção.
Perdemos com esse sabor amargo que deixa qualquer uma das bolas que o goleiro Pedro defendeu por milagre, com bola na trave do William.
Perdemos com galhardia, e isso não e consolo, eu ja vi time perder merecendo, a AAFIB, por um conjunto de coisas não merecia perder e pronto.
Eu falava que a profissão e cruel, porque por varias vezes me deu vontade de jogar a camera pro lado (os registros mal feitos são a prova), e dar um berro -Vai AAFIB c...!!!!
A profissão e cruel quando você ouve o grito de olé injusto, inmerecido, do eterno VICE do futsal!!!, e olha eu sou Corinthiano, so tem um problema, eu acompanho os meninos da AAFIB nos treinos, nos jogos quase que diariamente, e sei que deixam a alma na quadra, isso e raridade!!
Mais, ainda que não deu para xingar, putear, berrar, extravassar, valeu, valeu pelo que a rapaziada mostrou, pela cabeça baixa depois do jogo, pela vergonha na cara, ainda sabendo que hoje nos trobamos contra um gigante, ainda que muito "VICE" na modalidade.
Eu aprendo a cada jogo com os guerreiros da AAFIB, e se me admiro na vitoria, fico mais admirado num dia como hoje em que trocaria o equipamento recem comprado por uma hora de torcedor para empurrar o time, ainda sabendo de todas as limitaçãoes nossas, e toda a grandeza do adversario!!!!
Esses garotos são como ja devo ter falado, pura garra e raça, hoje mais uma vez mostraram isso.
VAI AAFIB!!!!!!


terça-feira, 23 de abril de 2013

VAI ELTON!!!!

Quem acompanha a AAFIB sabe, nós sabemos, que o time reflete a personalidade do treinador em muitos aspectos, não da para não ver na postura deste time de guerreiros uma boa parte de quem esta dirigindo desde o banco, o treinador Elton Carvalho.
Elton deu uma pausa no treino forte na preparação da equipe para o confronto com o Corinthians nesta quarta feira, e com a simplicidade de costume, nos concedeu esta entrevista, lástima que o tempo foi curto, não deu para perguntar tudo o que queríamos, mas, deu para reafirmar o que já sabemos, este profissional reúne uma grande capacidade, já mostrada no time que dirige faz 5 anos, com o tempero impar de uma humildade que vai além do comentário, que se reflete como já falamos na equipe da AAFIB.
Estamos honrados com a parceria do Elton,e de toda a equipe de atletas e outros profissionais da AAFIB, é por isso que o nosso trabalho se confunde com alegria, pois da gosto dividir o dia a dia com pessoas como este conjunto de trabalhadores do esporte.
A Vitrine estará nas próximas postagens dando sequência a entrevistas e matérias com cada um deles, para que quem ainda não os conhece tenham a oportunidade de conhecer, e conhecendo tenham o mesmo sentimento que nos temos...admiração.
Nesta quarta feira dia 24 de abril estaremos juntos no Duduzão, como profissionais que acompanhamos o time da AAFIB, por sinal, time de guerreiros, mas sem nos esquecer de que também somos torcedores da AAFIB e dos amigos, dentre eles Elton Carvalho
Então VAI AAFIB!! PRA CIMA DELES RAPAZIADA!!!VAI ELTON!!!

terça-feira, 16 de abril de 2013

HOJE MAIS UM DUELO...

E hoje as 21:00 horas o encontro marcado para mais um jogo da nossa AAFIB.
Os meninos de Bauru se preparam com a seriedade de sempre, com o compromisso de unir o talento, com a técnica e a garra que já é a sua  marca registrada.
É por isso que estaremos lá, para empurrar a galera, chegar junto e vibrar a cada lance.
Isso é o mínimo para retribuir a entrega desta rapaziada, admiração para todos nós.
Ibitinga será o adversário da vez, time que também vem para Bauru sabendo que o pareo não é fácil, assim como todos os outros adversários que possam vir.
Pois eles sabem, que aqui, na nossa casa não tem só um time de futsal, tem um espírito de grupo e superação que jogo a jogo toma conta do ginásio inteiro, junto com uma torcida que faz a sua parte e um time que sob a batuta do treinador Elton Carvalho dia a dia vai além das suas forças para alcançar seu objetivo, fazer com que lance a lance sejamos um pouco mais AAFIB um pouco mais Bauruenses, e que sintamos orgulho disso.
VAI AAFIB!!!! FORÇA BAURU!!! PRA CIMA DELES GUERREIROS!!!

                                                                                                          Carmelo J. serra

domingo, 14 de abril de 2013

VAI AAFIB!!

Se tem um adjetivo para definir este grupo de guerreiros, com certeza esse adjetivo sem duvida é superação.
Assistir um jogo da AAFIB é uma aula de entrega e luta até o último segundo do jogo.
Seria injusto citar alguem do elenco individualmente agora, pois desde o quinteto inicial, ate quem fica no banco esperando ser chamado, passando pela comissão técnica, todos dão além do melhor.
Assistir um jogo da AAFIB é contagiante!
Eu não sou Bauruense, nem sequer Brasileiro eu sou, mais, sendo adotado por esta terra, então posso me sentir orgulhoso sendo representado por esses garotos no esporte.
Me lembrei de outro adjetivo fundamental, humildade, isso a galera tem de sobra, e isso é o sinal de grandeza, quer dizer, que temos aqui a matéria prima das grandes conquistas.
Tenho prestado atenção a oração antes de cada jogo, ao grito de guerra ainda no vestiário, é de arrepiar, outro ingrediente, fé.
O mais, esta implícito, técnica e talento, que sempre pode ser melhorado.
É uma honra escrever aqui dos meninos da AAFIB.
A gente se faz torcedor de um time por empatia, isto e inevitável acompanhando estes esportistas que a cada jogo disputam uma final, por isso que não da para ficar sentado na arqui bancada, e apenas assistir, realmente é como se você fosse compelido a alentar, vibrar e empurrar junto, é como se desde a força do chute ate a ponta do dedo do goleiro nascessem de quem esta fora das quatro linhas da quadra e se projetasse ate eles, ate o último segundo do jogo.
O profissionalismo pode esperar.
VAI AAFIB!!

                                                                                                      Carmelo J. Serra

domingo, 10 de fevereiro de 2013

O futsal e os seus fundamentos



Apesar de se assemelhar em vários pontos com o futebol de campo, o futsal tem a maioria de suas regras diferentes desse outro esporte. Regras básicas, como nenhum jogador, exceto o goleiro, pode encostar a mão na bola, são mantidas. Já outras como a dimensão da quadra, suas marcações, número de jogadores, formas de punição são específicas para o futsal. O número de jogares no futsal, por exemplo, é de 5 jogadores, sendo que um será o goleiro. O número de reservas máximo permitido é de sete jogadores, já o mínimo de jogares reservas é de cinco. Algumas das regras referentes a quadra são:
Tamanho: Um retângulo de 25 à 42 metros de comprimento e 15 à 22 metros de largura.  Para jogos oficiais o mínimo de comprimento é 30 metros e o mínimo de largura é 17 metro. Já para partidas oficiais internacionais o mínimo é de 18 metros de largura e de 38 metros de comprimento.
Metas: os chamados “gols” são localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura. É obrigatório o uso de redes presa às traves e ao solo. Essa rede deve ser de material resistente (para não furar durante o jogo) e com malhas pequenas ( para impedir que a bola passe por ela)
    Existem várias marcações numa quadra de futsal. Além das linhas que delimitam os limites do jogo, existem marcações específicas para cobrança de pênalti e ainda outras marcações. Algumas delas são:

Área Penal: É a área em que o goleiro pode defender com as mãos. É uma em cada extremidade da quadra, na frente dos gols.  É um semi-círculo de raio de 6 metros, tendo seus  limites na linha de fundo . É diferente da área da cobrança da penalidade máxima porque o ponto de penalidade máxima fica , também à 6 metros da linha de fundo, mas frontal ao gol, enquanto essa área é marcada por um semi-círculo.

Tiro Livre Sem Barreira: é uma penalidade, sem que haja jogadores do outro time, exceto o goleiro, da bola até a meta adversária. A marcação para a cobrança dessa penalidade é de 10 metros do ponto central da meta. Outra marcação referente a essa penalidade é uma linha traçada 5 metros depois da linha de fundo que marca até onde o goleiro pode se adiantar nessas cobranças de tiro livre sem barreira. Existem o tiro livre direto e o indireto. A diferença entre os dois é fato de o direto poder ser batido diretamente ao gol e, mesmo sem desvios no caminho, ser considerado um gol legal. No caso do tiro indireto, não poderá ser considerado um gol legal se, na trajetória da bola,
houver um intervenção de algum jogador

Centro da Quadra: Uma linha deve passar pelo centro da quadra, sendo que deverá haver um pequeno círculo no meio da quadra de 10 centímetros (onde a bola é colocada para que se dê inicio ao jogo). Outro círculo também é marcado no centro da quadra, essa maior que o anterior, tendo 3 metros de diâmetro.

Área de Substituição: é uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos devem entra no jogo. Fica à 5 metros de comprimento da linha divisória do meio da quadra e é um retângulo de 5 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, sendo que 40 cm são dentro da quadra e 40 fora. São duas áreas de substituições: uma para cada time, estando na frente do banco de reservas do mesmo.
Tiro de Canto: A marcação de quadra para esse ocorrido (saída de bola sendo que ultimo toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra. É marcada por ¼ de circulo (90 graus), tendo um diâmetro de 25 cm (o centro desse ¼ de círculo é o vértice da quadra)

    Outras peculiaridades desse esporte são as formas com que são feitas algumas cobranças de faltas e arremessos laterias, por exemplo. Algumas regras básica sobre como realizar de forma correta essas cobranças são:

Arremesso Lateral: Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. É cobrado do exato local onde a boal tenha saído , com os pés. O jogador que for o cobrador do arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distancia que deve ser respeitada pelos adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só sera validado o gol se houver desvio de algum outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreto, há a reversão, ou seja, a equipe adversária é que ganha o arremesso lateral.

Arremesso de Canto: Acontece quando a bola sai totalmente pela linha de fundo, sendo que o último  tocar seja o time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido par aa cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em, direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que o arremesso for feito contra  própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos

 Penalidade Máxima: Um tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e tem o prazo de 4 segundos para ser cobrado.  

Duração da partida:
    A partida oficial de Futsal tem duração de 40 minutos, sendo que, o primeiro tempo tempo de 20 minutos, um máximo de 10 minutos para descanso ( intervalo) e mais 20 minutos no segundo tempo. O cronometro que marca o tempo de jogo para cada vez que a bola sair, o que torna o jogo mais dinâmico.
    As punições São um pouco mais parecidas com o futebol de campo, pelo menso no quesito de cartões. Assim como no futebol, o futsal tem o cartão amarelo ( para a advertência do jogador) e o cartão vermelho para a expulsão. O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. O mesmo acontece com o integrante do time que receber três cartões amarelo.
    Ainda existem regras mais específicas segundo a lei oficial do esporte futsal e também regras que podem variar segundo o campeonato em questão.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Campeões Paulistas e Vices 1957-2011





2011
Campeão: A.D.C. Intelli Vice: Santos F.C./Unilus/Votorantin
2010
Campeão: A.D.C. Intelli Vice: São Caetano/Corinthians/Unip
2009
Campeão: São Caetano/Corinthians/Unip Vice: A.D.C. Intelli
2008
Campeão: São José Futsal Vice: A.D.C. Intelli
2007
Campeão: São José Futsal Vice: A.A. Itapeva
2006
Campeão: ECB/São Bernardo Vice: Santa Fé Futsal
2005
Campeão: ECB/São Bernardo Vice: A.D.C. Intelli
2004
Campeão: ECB/São Bernardo Vice: A.D.C. Intelli
2003
Campeão: A.D.C. Intelli Vice: Palmeiras/Osasco
2002
Campeão: E.C. Banespa Vice: São Paulo FC / Barueri
2001
Campeão: E.C. Banespa Vice: S.C. Corinthians Paulista
2000
Campeão: EC Banespa Vice: Chevrolet/GMC/SCS
1999
Campeão: São Paulo FC/EC Osasco Vice: GR Barueri de Barueri
1998
Campeão: São Paulo FC/EC OsascoVice: Chevrolet/GMC de SCS
1997
Campeão: A.D.C. General Motors – SCS Vice: SC Corinthians Paulista
1996
Campeão: E.C. Banespa Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1995
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: A.A. Banco do Brasil - S.P.
1994
Campeão: A.D. Wimpro de Guarulhos Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1993
Campeão: Bordon Poli Esporte Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1992
Campeão: A.R.C. Eternit de Osasco Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1991
Campeão: Bordon Poli Esporte Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1990
Campeão: Bordon Poli Esporte Vice: Esporte Clube Banespa
1989
Campeão: Grêmio Esportivo Água Branca Vice: A.D.C. Eletropaulo
1988
Campeão: G.R.E. Maneca Vice: A.D.C. General Motors - SCS
1987
Campeão: Grêmio Esportivo Água Branca Vice: Telesp Clube
1986
Campeão: Transbrasil Esporte Clube Vice: G.E. Gercan e Corinthians Paulista
1985
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: Grêmio Água Branca F.C.
1984
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: A. Portuguesa de Desportos
1983
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: Clube Atlético Indiano
1982
Campeão: Grêmio Esportivo Gercan Vice: Grêmio Água Branca
1981
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Grêmio Esportivo Gercan
1980
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1979
Campeão: A. Brasileira A. Hebraica – SP Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1978
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: A.A. Banco do Brasil - S.P.
1977
Campeão: Sepa Country Clube Vice: Esporte Clube Banespa
1976
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Esporte Clube Banespa
1975
Campeão: Esporte Clube Banespa Vice: Círculo Militar de São Paulo
1974
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Esporte Clube Banespa
1973
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1972
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1971
Campeão: SC Corinthians Paulista Vice: Sociedade Esportiva Palmeiras
1970
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Esporte Clube Banespa
1969
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Unidos Clube de Jundiaí
1968
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Unidos Clube de Jundiaí
1967
Campeão: S.R. de Esporte de Ribeirão Preto Vice: A.A. Matarazzo
1966
Campeão: Clube Atlético Ypiranga Vice: A.A. Matarazzo
1965
Campeão: Sociedade Esportiva Palmeiras Vice: Tênis Clube Campinas
1964
Campeão: Clube Atlético Ypiranga Vice: A.E. São José de S.J. dos Campos
1963
Campeão: A.E. São José de S.J. dos Campos Vice: A.B.A.S.C. de São Carlos
1962
Campeão: A.E. Botucatuense de Botucatu Vice: Taubaté Country Clube de Taubaté
1961
Campeão: A.E. São José de S.J. dos Campos Vice: A.B.A.S.C. de São Carlos
1960
Campeão: Tênis Clube de Campinas Vice: Taubaté Country Clube de Taubaté
1959
Campeão: Clube Universitário de São Paulo Vice: A.E. São José de S.J. dos Campos
1958
Campeão: A.E. São José de S.J. dos Campos Vice: AA Ponte preta de Campinas
1957
Campeão: Clube Universitário de São Paulo Vice: Taubaté Country Clube de Taubaté